Tendo como base a NBR ABNT 15515-1, a avaliação consiste em identificar a possível existência de contaminação do solo e água subterrânea decorrente de exercícios de atividade em um determinado local, ou a possível contaminação por depósito irregular de resíduos.
O avaliação de passivo ambiental possui características muito abrangentes, onde estão enquadradas as observâncias às normas ambientais e os procedimentos e estudos técnicos efetivados como por exemplo exigências legais, aplicação das normas técnicas e existências de processo ou autuações. Esta avaliação é realizada mediante a coleta de dados existentes, vistoria de reconhecimento da área e estudos técnicos.
A utilização da ferramenta “investigação de passivos ambientais”, ganha importância quando as organizações realizam operações de associação, fusão, compra ou venda de ativos, seguro, transações imobiliárias e abertura ou aumento de capital, entre diversas outras, nas quais o valor de mercado do próprio objeto das operações é fortemente impactado pelo passivo ambiental ou, mais intensamente ainda, pelas expectativas exacerbadas em torno do mesmo passivo. Quem compra torna-se o titular do ativo e do passivo ambiental.