Licenciamento e gerenciamento de áreas contaminadas

As empresas às vezes, ao adquirir ou locar uma área, acabam se deparando com uma situação que irá causar muitos transtornos e prejuízos financeiros, áreas com contaminação, depósito irregulares de resíduos, e outras situação que podemos também denominar de passivos ambientais.
Área contaminadas, ao contrário do que se pensa são muito comuns. Prova disso é que 2014 o IPT - O Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo em parceria com a parceria com AESAS (Associação das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental) e CETESB realizaram um estudo para criar o primeiro Panorama do Setor de Áreas Contaminadas no Brasil. O estudo, além de mapear as áreas contaminadas do país, retrata a evolução da tecnologia e as oportunidades de desenvolvimento, caracteriza a atuação técnica e econômica das empresas e as ações dos órgãos ambientais.
Após a identificação da existência de contaminação, é necessários estudos para o gerenciamento e descontaminação desta área. Este processo envolve diferentes etapas e estudos técnicos, bem como licenciamento ambiental junto ao órgão competente. O Procedimento para Gerenciamento de Áreas Contaminadas descreve como deverão ser conduzidas todas as etapas do processo de identificação e de reabilitação de áreas contaminadas.
Mais do que identificar as áreas, acreditamos que é importante que as empresas busquem adequar seus processos para evitar as contaminações e os custos envolvidos com a recuperação e gerenciamento.
Quer saber mais, entre em contato e saiba quais as soluções temos para te oferecer.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS